Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Coisas (des)Interessantes

Não penses que o mundo, a vida ou o tempo, te vão devolver alguma coisa daquilo que fazes. Nem tens de pensar isso sequer! Simplesmente faz!

Coisas (des)Interessantes

Não penses que o mundo, a vida ou o tempo, te vão devolver alguma coisa daquilo que fazes. Nem tens de pensar isso sequer! Simplesmente faz!

25
Abr14

25 de Abril

mudadelinha

Tenho 21 anos e, como é óbvio não vivi o 25 de Abril. Mas, em minha casa, quase toda a minha família esteve presente nesse dia que, para mim é um dos dias, se não o dia, mais importante da nossa história. Falei nesse dia várias vezes na disciplina de história e, no curso que estou, posso dizer que a Revolução dos Cravos modificou todo o nosso panorama jurídico, político, económico. Todos sabemos disso.

 

Mas, estou aqui para dizer, que como curiosa que sou, não me fico só pelos livros ou, pelas aulas. Ás vezes, gosto de perguntar aos meus avós a razão por toda a admiração por António Salazar, quando a nível social, estamos muito melhores agora, podemos falar quando queremos, podemos discutir no meio da rua, não temos de ter medo da polícia, não temos de nos preocupar que vamos ser torturados para confessar algum crime e, coisas afins. A maior parte das vezes, eles não me sabem explicar essas coisas e, dizem-me que só quem lá viveu e, que sabe. E, dizem-me melhor, dizem-me que apesar de na altura se revoltarem, hoje dão muito mais valor a aspectos, que "nós" possivelmente nunca vamos dar.

 

 

Eu gostava apenas de deixar aqui a mensagem ou de tentar transmitir pelo menos que é um erro não darmos valor a este dia e, esquecer-mo-nos do valor que ele tem. Não estou a dizer que "nós" não sabemos, mas há muitos que não sabem e, que pior que isso, falam sem saber. Isso revolta-me porque quando este dia chega e, já o disse o ano passado, tento pensar que o que se passou em 1974 só nos facilitou a nós.