Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Coisas (des)Interessantes

Não penses que o mundo, a vida ou o tempo, te vão devolver alguma coisa daquilo que fazes. Nem tens de pensar isso sequer! Simplesmente faz!

Coisas (des)Interessantes

Não penses que o mundo, a vida ou o tempo, te vão devolver alguma coisa daquilo que fazes. Nem tens de pensar isso sequer! Simplesmente faz!

07
Abr13

A Biblia e outras coisas

mudadelinha

 

Se falar com algum dos meus colegas na faculdade, sobre alguma novela ou série, literatura, cinema ou teatro, ou até música portuguesa, a opinião não varia muito. As criações americanas são muito melhores, as séries americanas é que são espectaculares, os escritores estrangeiros é que escrevem maravilhosamente bem e, a nível musical não é preciso ir muito longe. Qualquer top musical português é constituído por música estrangeira, desde Justin Bieber, a muitos outros nomes internacionais. Não quero eu dizer, que não ouço, pelo contrário. Não ouço Justin Biber, mas ouço Jason Mraz, Colbie Caillat e, muitos outros.

Se eu disser a alguém que via Morangos Com Açucar, ou que via Olhos D'Água, ou Doce Fugitiva, Anjo Selvagem, entre outras novelas portuguesas, passo uma grande vergonha. A verdade, é que orgulho-me e, muito, de pelo menos conhecer as muitas limitadas criações portuguesas.


Depois, em contextos como estes, em que só se fala da interpretação de Diogo Morgado, as pessoas adoram. "Ah, porque ele é dos melhores actores portugueses!", "ah e, porque portugual não sabe aquilo que tem!" e, "Porque ele é espectacular e, representa muito bem e, foi para os EUA". É este tipo de coisa com que me deparo no meu facebook e, irrita-me solenemente, porque antes da sua participação na séria "A Biblía", já Diogo Morgado deu muitas cartas em Portugal, podemos falar de "Laços de Sangue", ou da "Lua Vermelha", entre séries e, mini-séries e, outras novelas que já participou.


Temos bons realizadores, actores e actrizes, escritores e músicos, em Portugal. O não se encaixarem nos gostos de todos, não siginifica que sejam maus naquilo que fazem. Temos muitos portugueses espalhados pelo mundo, que foram procurar a sua sorte no estrangeiro e, lá estão a dar cartas. A Daniela Ruah, a Benedita Pereira, recentemente Diogo Morgado, já para não falar a nível futebolístico e, de portugueses no Brasil. Precisava de estar aqui uma semana a enumerá-los.


Antes de falarmos que no nosso país não há nada bom, precisamos ver. Já foram feitas novelas incríveis em Portugal, em qualquer um dos canais. Posso falar de Olhos D'Água, Anjo Selvagem, Doce Fugitiva, Tempo de Viver, Ninguém Como Tu, Jura, entre muitas outras. O cinema está, aos poucos e poucos, a crescer. A música portuguesa anda pelos quatro cantos do mundo, com Mariza, os Deolinda, os Fingertips e, outros. Temos grandes nomes literários que são conhecidos internacionalmente, nem é preciso falar de Saramago, ou Luís de Camões, Fernando Pessoa.


Antes de criticarmos, precisamos valorizar aquilo que é nosso.

1 mudadelinha

Comentar