Coisas (des)Interessantes

Não penses que o mundo, a vida ou o tempo, te vão devolver alguma coisa daquilo que fazes. Nem tens de pensar isso sequer! Simplesmente faz!

Mar18

Como organizo as minhas férias

mudadelinha

Decidi começar a semana com um post sobre férias, e ainda falta tanto tempo. A ideia deste post surgiu-me porque já ando a pensar na próxima viagem com o L. As nossas férias normalmente são entre finais de setembro/inícios de outubro, as nossas primeiras férias foram em novembro, e nunca conseguimos muito mais que 4/5 dias de férias fora daqui porque em finais de setembro tenho aniversários importantes na família e nunca queremos faltar. E se as férias não forem em setembro, se forem por exemplo em outubro/novembro já não estou de férias o que ainda torna a tarefa mais difícil. Por isso é realmente importante começar a pensar nelas com muito antecedência, e ajuda imenso ele saber as férias dele com essa antecedência porque facilita-nos a tarefa. No ano que fomos a Palma de Maiorca ele só soube as férias exatas com um mês de antecedência, então aquilo foi marcado mesmo em cima da hora e porque encontramos bons preços, caso contrário não tínhamos ido a lado nenhum.

O primeiro passo, depois de saber quando podemos marcar as benditas férias, é listar os locais/países que queremos ou pensamos visitar, para começarmos a ver as viagens e os preços, para sabermos se se encontram dentro do orçamento que definimos. Sim, porque pensarmos no orçamente é o primeirinho passo, só não o considerei o primeiro porque surge de uma forma natural, quanto mais low-cost for melhor, é sempre isso que procuramos, por isso os locais/países que procuramos visitar estão sempre dentro dessa ideia. Por exemplo, adorava ir à Tailândia e ao sul asiático, mas não vou considerar a Tailândia na minha lista porque não tenho orçamento para isso, então deixemo-nos por Palma de Maiorca, Itália, Tenerife e a Europa de uma maneira geral, e numa outra altura pensamos nesses destinos. Dentro desta primeira fase, o passo seguinte, depois de começarmos a pensar nos locais e de fazermos uma lista em conjunto, é definirmos se queremos uma viagem de cultura, de praia ou das duas coisas em simultâneo. Isto faz todo o sentido devido à altura em que tiramos ou queremos tirar férias, tendo em conta que se quisermos tirar férias em novembro/dezembro na europa, dificilmente vamos poder fazer praia, e se nos quisermos arriscar convém que seja um sitio que tenha coisas para visitarmos e cultura para conhecermos, ao contrário teremos as férias estragadas. Precisamos, desde logo, definir quatro ou cinco sítios onde gostaríamos de ir, para começarmos na procura de preços.

Então, o segundo passo é esse mesmo, começarmos a ver os preços dos voos, para conseguirmos ter uma noção dos preços das viagens, se fica barato, se fica caro, se está dentro do nosso orçamento ir a determinado sitio. À medida que começamos a ver as viagens podemos excluir ou incluir sítios que não estavam previstos inicialmente. Aconteceu-nos isso quando fomos a Palma de Maiorca há dois anos, não estava de todo previsto, mas quando começamos a ver os preços chamou-nos a atenção e lá começamos a explorar melhorar a hipótese. Eu nunca fiz um post sobre a nossa viagem a Palma, é um post que quero muito fazer porque foi realmente uma viagem muito agradável, foram as nossas primeiras férias juntas e, falo por mim, e acho que por ele também, fomos muito felizes lá e queremos muito lá voltar, andamos sempre a falar nisso aliás.

Se neste último passo conseguirmos chegar a uma conclusão de dois ou três locais que nos interessam, começamos à procura de opiniões, entre amigos, blogs, canais de youtube onde se encontram opiniões mesmo úteis. Tentamos saber mais ao menos os preços, a qualidade de vida nesses sítios, se são muito caros, se têm preços acessíveis de estadia e alimentação, também para pensarmos qual a melhor opção a nível de regime do hotel/hostel. Isto ajuda-nos a escolhermos um sitio, aquele que nos parece melhor dentro daquilo que procuramos, com os preços mais acessíveis, mesmo a nível de transportes, de mobilidade dentro desse país, o que há para visitar, se fica muito caro, dentro dessas coisas.

Quando definimos qual é o melhor sitio, a melhor viagem, com os preços que queremos, escolhemos o voo que nos dá mais jeito, é este o terceiro passo. Muitas vezes, e parece-me que é o que vai acontecer desta vez, acabamos por conjugar voos, porque o voo direto fica muito caro ou porque tem escalas que não nos agrada muito, então tentamos ver os voos separados ou fazer as nossas próprias escalas. A nossa ideia este ano é Malta e os voos do Porto não ficam muito baratos, além de que não encontramos voos diretos, e as escalas não nos agradam de todo. Não somos contra escalas, bem pelo contrário, há escalas que nos permitem conhecer outras cidades, como nos aconteceu em Palma, que fizemos uma escala em Madrid de um dia, e aproveitamos para conhecer Madrid, que nenhum dos dois conhecia. Mas, desta vez nem isso está a acontecer, as escalas são estúpidas, e grande parte são em Madrid, o que também não ajuda.

O quarto passo desta aventura, tentamos sempre pensar e alinhar tudo, é o alojamento. Normalmente, usamos o Booking, parece-nos ser o melhor site e ainda não tivemos razão de queixa de todas as vezes que o usamos. E para escolhermos o sitio onde queremos ficar a dormir, temos alguns critérios, que nem sempre tornam a tarefa fácil: 1) perto do centro, mas ao mesmo tempo não muito longe do aeroporto, ou seja a localização do sitio. Tentamos sempre ver no mapa qual a distância. 2) a pontuação, vemos sempre os comentários e as criticas das pessoas que já estiveram lá alojadas. Ainda esta semana, estávamos a ver os hotéis/hostels/apartamentos para Malta, tentamos sempre dar o beneficio da dúvida, sabemos perfeitamente que há opiniões para tudo e há pessoas que exageram imenso, por isso este critério é sempre flexível, e encontramos um hotel dentro do nosso preço, que nos parecia muito agradável, com boa pontuação e com uma decoração muito engraçada. Vimos as fotografias primeiro e depois passamos aos comentários. Logo nos primeiros comentários tinha alguém que falava de baratas e insetos pequeninos dentro do quarto, achamos aquilo estranho, mas não demos muita importância, como disse, as pessoas podem exagerar, mas lemos mais uns comentários e aparece outro, que não só falava em insetos, como em baratas grandinhas dentro do hotel, e que o hotel não primava propriamente pela limpeza. Bem, um é estranho, dois é demais para arriscar. 3) A limpeza do lugar, é o que mais nos interessa nos comentários que lemos. 4) As camas, tenho de admitir que se há coisa que me irrita é quando chegamos ao quarto e ao invés de uma cama de casal são duas camas pequenas juntas, preciso respirar. 5) Se formos para um sitio com praias, não o queremos na primeira linha da praia, os preços não são muito acessíveis, mas tentamos que não seja a 10km da praia. Além destes critérios muitos outros nos vão surgindo, como a alimentação, se o pequeno almoço é bom ou não, se os funcionários são simpáticos ou arrogantes, os horários do check-in e check-out, o cancelamento gratuito, o pagamento poder ser lá feito, prefiro muito mais a paypal ou cartão de crédito que não usamos. Estes critérios não estão por ordem de preferência, o único mesmo porque é o mais importante para nós é mesmo o primeiro, a localização.

Por último, depois de escolhido o sitio onde vamos ficar, começamos a esquematizar os nossos dias, o que vamos e queremos fazer em cada um dos dias, o que temos tempo e o que não temos tempo. Encontrámos sempre imensa informação na internet, há imensos blogs hoje sobre viagens e canais de youtube, é fácil de encontrarmos o que queremos. Começamos então a fazer um mini-calendário daquilo que se faz naquele sitio, quais são as melhores sugestões, as melhores praias, as melhores visitas, como nos podemos mover, se há uma boa rede de transportes, de metro ou autocarros, onde podemos encontrar o ferry, quais os horários de cada um. Claro que este plano é sempre flexível e grande parte das vezes nem o seguimos, mas gostamos de levar programado algumas coisas e de sabermos previamente o que se faz e o que não se faz.

Este ano, tal como nos anos anteriores, ainda estamos a programar tudo direitinho, a estudar todas as opções, estamos ali entre o primeiro e o segundo passo, se bem que há muito que tínhamos listado os sítios que queríamos e no fim ficamos indecisos entre voltar a Palma ou visitar um sitio novo. Estamos mais inclinados em deixar a segunda visita a Palma para outra altura e conhecermos um sitio novo e as opiniões sobre Malta têm sido muito positivas, se bem que acho que se formos a Malta, vamos à procura de Palma, e tenho receio disso.

Aceitam-se todas as sugestões, mas deixo por aqui a minha forma de organizar férias. Ah! É lógico, o primeiro passo mesmo é termos capacidade financeira para podemos viajar, se não a tivermos ficamos por cá e conhecemos mais um bocadinho do nosso país ou do país vizinho como fizemos o ano passado.