Dicas para uma casa/vida organizada
Os primeiros meses de uma vida em casal foram a adaptação um ao outro, aos nossos hábitos e às nossas rotinas. Se bem que aqui em casa não há muita rotina, principalmente, nos meses de verão, em que o L. trabalha sem folgas e faz sempre mais horas do que as do período normal de trabalho. Então, os meses de verão é sempre um stress para manter as coisas em dia e termos a casa como deve ser. Já eu, meto-me em mil e uma coisas ao mesmo tempo, habituada desde sempre a ter dois e três trabalhos, a estar disponível para tudo e para todos, com uma casa para organizar não foi fácil. Sou uma pessoa extremamente metódica e organizada, daquelas que organiza o armário quase por ordem alfabética e por cores, e aponta tudo e mais alguma coisa. Depois de ter a minha, a nossa casa, comecei a organizar algumas coisas de maneira diferente ao fim de alguns meses e a encontrar formas de nos organizarmos melhor, vou partilhar algumas delas, algumas relacionadas com poupança, mas quase todas com poupança de tempo:
- Basicamente, mesmo para resumir, temos um inventário da dispensa, do congelador e do frigorifico. Vivemos num apartamento pequeno, onde a cozinha é minúscula, tivemos de nos adaptar e “inventar” uma dispensa. Temos noção que nem sempre o tempo para ir às compras é muito, é quase nenhum até, principalmente a dois, então temos de nos organizar. Desta maneira, temos afixado no frigorifico e no congelador, um íman que é uma lista (compro na primark e dá imenso jeito), onde tudo o que entra e tudo o que acaba é automaticamente apontado. Isso facilita-nos imenso a ida às compras. Para a dispensa também tenho uma lista de tudo, porque perco-me nas compras de algumas secções, como das sobremesas, porque adoro fazer sobremesas. Aproveito as listas para apontar as validades de cada coisa, o que me ajuda imenso a organizar os produtos e ter noção das validades a expirar. O próximo passo é definir um “stock” mínimo e máximo de algumas coisas, vai ser uma tarefa difícil, mas possível. Temos inventário de tudo, não só da cozinha, de produtos de limpeza e das coisas de casa de banho.
- Ainda relacionado com o ponto anterior, temos tudo etiquetado e tentamos ter tudo à nossa vista, para nos facilitar. Tenho mesmo na cozinha um saquinho com etiquetas, fita-cola, esferográficas e marcadores permanentes que é para não nos falhar nada.
- Todas as semanas programo as refeições. Nós só almoçamos, mas eu levo jantar todos os dias para o trabalho. Aproveito o fim de semana para organizar a comida de todos os dias, quer os almoços, quer os meus jantares. Claro que fugimos há regra algumas vezes, e isso não tem problema nenhum, mas se não fizer aquele almoço em x dia, faço no seguinte.
- Da mesma forma que programo as refeições, faço uma programação da roupa que vou levar praticamente todos os dias. Tenho um espaço no roupeiro onde coloco a roupa que quero usar naquela semana. Eu sei que é de mais, e muitas vezes fujo à regra, mas permite-me chegar a casa e não estar preocupada em preparar tudo para o dia seguinte, porque sei que já está preparado, mesmo que no dia seguinte não me apeteça usar nada daquilo, sei que chego, e se chegar muito cansada, posso deitar-me no sofá descansada, que metade das tarefas mais demorosas já estão adiantadas.
- Por norma, com exceção de semanas mais preenchidas, faço uma lista de tarefas domésticas semanais, porque nem sempre conseguimos ter um dia para fazer limpezas a fundo há casa, então é mais fácil estar fixado no frigorifico o que é preciso fazer e vamos fazendo e riscando conforme fazemos.
Assim no geral é isto, muito provavelmente há coisas que me estou a esquecer, há outras que quero colocar em prática, mas ainda não conseguimos. Aceitamos sugestões, pesquisamos bastante outras formas de nos organizarmos, porque nem sempre corre bem alguma coisa, ou porque não nos é prático daquela forma, então estamos sempre de mente aberta em relação a organização doméstica.