Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Coisas (des)Interessantes

Não penses que o mundo, a vida ou o tempo, te vão devolver alguma coisa daquilo que fazes. Nem tens de pensar isso sequer! Simplesmente faz!

Coisas (des)Interessantes

Não penses que o mundo, a vida ou o tempo, te vão devolver alguma coisa daquilo que fazes. Nem tens de pensar isso sequer! Simplesmente faz!

05
Mai18

O meu top 10 de livros

mudadelinha

Já quero escrever este post há algum tempo, mas tenho andado a atrasar, porque não sabia bem quais seriam aqueles livros que posso dizer que são os meus preferidos. De entre muitos outros que podia escolher decidi escolher estes, alguns mais recentes, outros que acompanharam a minha infância/adolescência:

  1. No Meu Mundo de Jodi Picoult – li este livro o verão passado e foi um pequeno murro no estomâgo. O livro aborda um tema muito sensível e pouco falado, a síndrome de asperger e quando escolhi lê-lo nunca pensei gostar tanto. A verdade é que já lidei de perto com crianças com esta síndrome e foi-me tão familiar que devorei o livro, porque adorei a forma como a escritora abordou o assunto e a história.
  2. A trilogia Ceptro de Aerzis de Inês Botelho – Não gosto muito de escrita fantástica, nem de ficção, mas li estes livros tinha 13/14 anos e fizeram-me sonhar tanto, levaram a um mundo que não existe e eu adoro sonhar, e adorei ler uma história sobre um mundo que não existe. Ando para reler estes livros há imenso tempo, mas falta-me o segundo livro, que também ando para comprar há imenso tempo, mas deixo sempre para outra altura.
  3. O Diário de Anne Frank – Outro dos livros da minha infância/adolescência, li este livro umas cinco ou seis vezes, a minha mãe até me chateava que andava sempre a ler a mesma coisa, mas identificava-me tanto com Anne Frank e pensava que aquilo que lhe aconteceu, me poderia acontecer a mim, a nós, que sempre tiver uma ligação muito forte com a história.
  4. A Filha do Capitão de José Rodrigues dos Santos – No meu 12.º ano queixei-me uma vez a uma professora que só nos recomendavam livros sobre a 2ª Guerra Mundial e que sobre a 1ª havia muito pouco escrito, que nunca tinha lido nada sobre o assunto e que adora fazê-lo porque adorava a história da 1ª Guerra Mundial. Na mesma altura, José Rodrigues dos Santos lança este livro e a mesma professora depois de o ler, aconselhou-nos a sua leitura. Foi o único livro do autor, há muito que quero repetir, mas ainda não tive oportunidade. É um romance histórico, mas que gostei mesmo muito, também gosto imenso de romances históricos, quer dizer tudo o que envolva romance eu gosto.
  5. Os Anagramas de Varsóvia de Richard Zimler – Este foi um dos muitos livros que a tal professora nos aconselhou sobre a 2ª Guerra Mundial e o escritor, mais tarde, foi à minha escola, pelo que tenho o livro autografado. Tenho mais livros do autor que ainda não li, ofereceram-me um num Natal, que nunca cheguei a ler. Se não conhecem aconselho mesmo muito, acho que o autor tem um forma mesmo incrível de escritor, além de que é judeu e depois de o ouvir falar na escola fiquei com a ideia de que o conhecia há anos, o que é mentira, o livro e a história é que me deram essa perceção.
  6. O Rio das Flores de Miguel Sousa Tavares – Outro dos livros da minha adolescência, um dos requisitados na biblioteca municipal da minha terra. Nunca tinha lido nada do autor, há muito que queria ler o Equador, mas na altura estava requisitado, pelo que decidi trazer o Rio das Flores e não me arrependi nada.
  7. O Homem de S.Petersburgo de Ken Follet – Ken Follet foi-me aconselhado pela tal professora, mas era a trilogia os Pilares da Terra. Na altura, a professora aconselhou-nos os livros e depois a série, mas os livros são um bocadinho carotes e apesar de os querer ler há muito tempo nunca fiz esse investimento. Numa das vezes em que fui comprar livros, andava numa fase de comprar livros de bolso porque ficam bem mais baratos, e tinha na estante vários livros de Ken Follet. Peguei neste um bocadinho à sorte, numa de conhecer o autor em causa, e adorei. Entretanto, ofereci ao L. e ao irmão no Natal e nos aniversário também livros deste autor, e transmiti a paixão, pelo que além de ter a oportunidade de ler mais livros do mesmo escritor, eles também me ofereceram outros. Funciona como troca de livros, eu ofereço-lhes e eles oferecem-me a mim com o intuito de os ler. Novamente, um romance histórico delicioso.
  8. A Fada Ariana de Sophia de Mello Breyner – bem, este é mesmo um dos livros da minha infância e por alguma razão muito especial tinha de estar nesta lista, porque me fez sonhar e muito. Um dia destes vou relê-lo!
  9. Três Semanas com o Meu Irmão de Nicholas Sparks – este é o meu livro preferido de NS, nenhum outro me encheu as medidas, bem pelo contrário, o livro mais conhecido deste escritor foi uma valente desilusão, As Palavras que Nunca Te Direi e jurei que não lhe voltava a pegar, nem comprava mais nenhum livro do senhor, até que me ofereceram este livro num aniversário. Como o título não me dizia nada, nem era a típica história de amor, decidi lê-lo… e que bom!
  10. Os Maias de Eça de Queirós – um clássico, li-o 2 vezes antes de o dar na escola e voltei a lê-lo, e hei-de voltar a fazê-lo vezes sem conta porque adoro!

 

E os vossos livros preferidos de todo o sempre? Partilham algum comigo?

Sigam-me noutro sítio

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D